domingo, 26 de abril de 2009

Por que tanta violência?




Ao chegar de uma festa na sexta-feira passado me deparo com uma notícia inesperada e que me chocou. Uma briga entre vizinhos resultou em dois feridos em estado grave.


Mas não é essa a versão que foi divulgada pela mídia, que mais me indigna. O que muitos não sabem é o que tem por trás disso.


Cidades pequenas tem uma cultura política pobre, lá a "democracia" é só fachada, o que impera mesmo é o "coronelismo", não quero de forma alguma ofender ninguém, até porque este termo é bastante amplo, mas apenas assimilar para uma questão que todos conhecemos. Não julgo e nem condeno, por vezes a única forma de sustento acaba sendo a política mesmo. É onde está o problema, desde que me conheço por gente, existem duas famílias que brigam pelo poder da cidade, os vencedores colocam os seus aliados em cargos públicos e garantem quatro anos.


Os perdedores procuram outras formas de se manter até a próxima eleição.


As eleições sempre são tumultuadas, e aquelas atitudes que conhecemos como desonestas, acontecem com naturalidade, como a compra de votos.


Só que desta vez as coisas passaram dos limites. Que duas famílias briguem pelo poder, até pode ser aceitável, mas chegar ao extremo de colocar a vida de outras em risco, isto é DEPLORÁVEL.


Não consigo entender como uma pessoa se deixa levar por um sentimento, que só pode ser de desespero, e atenta contra a vida de outra, por causa de política, e não venha me dizer que não é.


Segundo informações de pessoas que estavam no local, o fato se deu por uma bobagem, concordo que desnecessária por parte das vítimas, mas a velha história de cultivar ainda mais richas.


O fato é que uma pessoa, muito querida por mim, cometeu um erro terrível, e que por mais que me doa dizer isso, precisa responder pelo seu ato. Me doe também ver aquele jovem rapaz em cima daquela cama de hospital, apático, triste e com uma bala alojada no corpo tão diferente do normal.


Não julgo ninguém, repito isso, só cabe a justiça, mas não acho que atitudes como essas, irracionais, não devem ser anemizadas.


Não podemos aceitar, achar que isso é normal, a violência não nos leva a nada.


Aqui em Pelotas as coisas estão entrando num estágio em que não terão mais volta.


Em quatro meses aconteceram 24 homicídios, em todo o ano passado (em doze meses) foram 26. Pode isso? Desesperador chegar no trabalho, receber mais uma noticia como esta e ser obrigada a divulgar uma coisa assim. São crianças, homens, mulheres, a tarde, a noite, em casa, na praia, na rua, morrem como heróis, como vítimas, e porque merecem (três mortes foram por disputa de tráfico de drogas).


Paro! Não reconheço mais a cidade, tenho medo de andar na rua, o sentimento de insegurança é constante, e de impotência é enorme. Perguntei para um delegado se esses números exorbitantes eram normais, e ele respondeu que sim, e aparentemente pelo menos em Pelotas nada tem sido feito para mudar.


E o pior é que a violência não está apenas em atos criminosos/premeditados, mas também em atitudes impulsivas, como no transito (eu poderia relatar muitas cenas de agressão que presenciei nas ruas, não acredito que todos já devem ter se deparado com alguma), nos estádios de futebol (não existe um jogo de futebol que não acabe em briga entre as torcidas), em casa, nas escolas... enfim encontramos os traços da violência por todos os lugares.


Quem me conhece sabe que não sou adepta a nenhum religião, mas acredito em Deus e nesse momento confio a minha vida apenas a ele.




Que Deus os proteja!

3 comentários:

Vinícius Conrad disse...

Grande Camila, parabéns pelo texto, é mais ou menos isso...

Que Deus te projeta também...

Michael Martins disse...

Lendo novamente teu blog,em ralação ao que aconteceu com meu pai,não tinha lido por completo mas apenas os dois primeiros parágrafos,tinha como imparcial teu comentário,mas não concordo quando você se refere ao sentimento de desespero,pois está alegando que ele cometeu um ato de uma pessoa violenta e revoltada por ter uma eleição "vencida".Certo!?
Quanto aos feridos,o meu pai é um deles,foi baleado no braço,o Pablo não sei como nem de onde partiu o tiro,o Marcos foi quem deu início a toda aquela cena deplorável,pegando uma pessoa e dando-lhe uma gravata covardemente pelas costas.Pelo que me consta tinha várias pessoas armadas.Por que só o Rogério é o bandido na história?Bombas,provocações,beberagens
e baderna em frente da nossa casa,sem falar nas bombas em nosso telhado!Tu sabe que ficamos chocados ao extremo com essa história,mas somos fortes e estamos superando muito bem,a final quase perdi meu pai,foi por pouco,e tu sabe disso.Só cuida pra não generalizar as coisas,julgar todos sem saber os fatos,tu sabe que fomos sim muito prejudicados nessa eleição pelo abuso do poder econômico.E em relação ao ganhar um carguinho na prefeitura,não preciso te falar nada né,tu sabe bem quem está sempre,seja quem estiver no comando,mas isso não importa,é só um comentário a parte.E esse não foi o primeiro episódio,na noite de natal ocorreu o mesmo,mas a brigada militar resolveu de conter aquele ato badernista e desrespeitoso com minha família,mas no dia do ocorrido infelizmente a brigada não interviu,e deu no que deu.Tu sabe também que a dedé o Renato e meu pai foram agredidos pelo Sr.Prefeito e seus capangas né!?Cara esse que não tem a mínima postura de um prefeito!!!E também graças a Deus a minha família não depende de prefeitura,mas sim sempre deu oportunidade a outras pessoas que não mereciam,mas com o tempo vamos sabendo quem elas são e vendo o quanto somos vítimas de interreses pessoais,mas passou e graças a Deus tudo está no seu lugar.

Quero deixar bem claro que isso foi apenas um desabafo,e que não suporto mais tanta mentira,tanta calunia em relação ao meu pai.

A verdadeira história está aparecendo aos poucos e tudo será esclarecido,e os verdadeiros culpados serão punidos.
E estamos trabalhando muito forte para que os verdadeiros culpados sejam EXTREMAMENTE púnidos!!

Anônimo disse...

PARABÉNS PELA POSTAGEM, TUDO QUE VOCÊ DISSE É UMA REALIDADE VERDADEIRA, GOSTEI DO SEU BLOG.
BOA TARDE FIQUE COM DEUS!!