sábado, 19 de junho de 2010

Copa aos olhos de uma "MODISTA"




Sempre gostei de futebol, Copa do Mundo então, nooossa, assisto todos os jogos possíveis. Mas, não posso deixar o meu lado profissional da moda, reparo beeeem o "figurinho" das seleções.
Por exemplo, a evolução das peças é interessante, com o passar dos anos os fardamentos mudaram (dentro do permitido, o que não é muito)lá nos tempos de Pelé, eles usavam camisas bem justas, curtas e com abertura no peito, as bermudas curtíííssimas (lamento profundamente que não seja mais assim, já que as pernocas definidas ficavam bem salientes)e até o início dos anos 80 não variou muito, pena que as mulheres pouco iam aos jogos. Na Copa de 1982, as bermudas ainda ganharam aquela "fenda" na lateral.



Depois começou a tristeza feminina, já na Copa de 1986, as camisas ficaram mais largas e as bermudas aumentaram. Nos anos 90 então, nooossa, ficaram terríveis. O time de Dunga, vestiu, ao meu ver, o pior de todos os uniformes. O que eram aquelas meias enormes, grossas e que praticamente emendavam com o calção?
Tá, na Copa de 2002 eles tentaram dar uma "MELHORADA" colocaram um ar mais moderno, praticamente revolucionaram o design das camisas, porque até então, só calçolão mesmo.


O que falar das camisas neste mundial? Primeiro, pouco mudou. Eu diria que a grande diferença fica por conta das camisas coladíssimas no corpo, eles dizem que melhora a velocidade em campo, que é nova tecnologia, tecidos que diminuem a transpiração, etc e tal... Mas tô pra dizer que um pouco é modinha dessas jogadores.
As bermudas continuam enormes, o que já está na hora de mudar.

Já para as cores e design...

Como havia feito nas camisas para a Copa de 2006, a Puma também adotou o esquema de estampas personalizadas como “background” na camisa, mas dessa vez, ao invés de estarem num tamanho grande na parte inferior, agora estão pequenas no ombro direito.
A Costa do Marfim manteve o tradicional símbolo da seleção, o elefante, na camisa um, laranja.
Gosto daquela combinação vermelho, amarelo e verde de Camarões, fica interessante em campo. Não entendi bem porque a seleção de Camarões tem um leão no ombro, não seria um Camarão?

A camisa de Marrocos manteve o verde tradicional, além da estrela presente na bandeira nacional, localizada no ombro. A camisa de Angola tem a palanca (espécie de antílope), símbolo da seleção, no ombro direito, estilizada. Além disso, as faixas em amarelo e preto, sempre presentes, aparecem como se tivessem sido rabiscadas, um efeito que ficou bem legal.

A camisa de Camarões também têm novos logotipos para a federação, além do leão, sempre presente, redesenhado. A camisa reserva, tradicionalmente amarela, agora tem listras vermelhas finas, na vertical.

Nenhum comentário: