segunda-feira, 15 de junho de 2009

Canção do exílio voluntário

Minha não tem palmeiras e nem os sabiás cantam lá.
Minha terra tem salsos e bugios na beira do rio Camaquã.

Nosso céu não tem mais estrelas,
Nem nossas várzeas mais flores,
Mas nossas casas tem mais vida,
E nossa vida tem mais amor.


Em cismar, sozinho, à noite,
nem mais prazer encontro eu lá;
Minha terra não tem palmeiras,
Nem canta o Sabiá,
Mas minha vida está lá.

Minha terra não tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Eu me encontro lá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda não aviste as palmeiras,
Nem cante o Sabiá
Mas lá está minha vida e as lembranças que trago cá.”


Com saudade de casa!

Nenhum comentário: